domingo, 8 de novembro de 2009

Miopia




Sobrevivemos e nos desenvolvemos através das trocas, qualquer maneira de relação social está sujeita a transferência de recursos e bens. E todos, mesmo sem conhecimento da teoria, visam valorizar o que ofertam. Portanto o mercado é factualmente indispensável.

É dentro deste conceito que o profissional de Marketing emerge, para propor algo mais: o caminho inverso, o reconhecimento e análise das necessidades das pessoas para a solução em criação de produtos e serviços mais adequados a elas. Deste modo seria virtuosa a função, porém existem certas adversidades: não cabe ao Marketing criar necessidades e esta é a linha tênue que separa o ético, da ignorância profissional.

Quando esforços publicitários são voltados às crianças, ainda em sua formação pessoal, gerando nestas novas necessidades de consumo ou desejos impostos, esta linha da ética é rompida, junto também à linha evolutiva da função Marketing, uma vez que será agente da negação à vida saudável dos menores e conseqüentemente do porvir do mundo, protagonizando, assim, o comprometimento do seu próprio destino, tornando-se alvo de julgamentos negativos e justos quanto a sua missão dentro da sociedade.

Logo cabe ao novo profissional da área ter como conhecimento básico estes princípios, não só para a manutenção de um mundo melhor, mas para a preservação daquilo que representa como profissional perante o mercado e como ser humano em sua passagem por esta vida.

3 comentários:

  1. Interessantes todos os vídeos desta reportagem. Cabe aos profissionais e aos pais fazerem sua parte bem feita...

    ResponderExcluir
  2. marcinho, adorei seu blog!
    poste mais!

    bjoss

    Thaisa

    ResponderExcluir
  3. Ótimos apontamentos. Infelizmente, temos de nos deparar com essa realidade, e, fracos, aceitá-la. E é neste ponto que um educador se coloca frente a um profissional da publicidade que tanto nos confronta, e se pergunta. Temos como não aceitá-la?
    Beijos, Má. Você está ótimo nestes textos. E a parceria, não vai rolar?

    ResponderExcluir